Sindicato Nacional dos Servidores Federais
da Educação Básica, Profissional e Tecnológica


Representante dos docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Filiação:



Você está aqui: Início Notícias da Greve
Assembleia e ato do SINASEFE na reunião do Conif marcaram a última quarta-feira (09/09) em Pelotas-RS
Publicado por Mário Júnior - Sex, 11 set. 2015 14:12

Além das atividades em Brasília-DF, a última quarta-feira (09/09) também teve movimentação política da nossa greve em Pelotas-RS, contando mais uma vez com a participação do Comando Nacional de Greve (CNG) do SINASEFE.


ASSEMBLEIA

Às 14 horas foi realizada uma assembleia geral da Seção IF Sul-RS, que contou com a presença de representantes do Comando Local de Greve (CLG) do IFRS e do nosso CNG.

A assembleia foi uma continuação do mesmo fórum que aconteceu em 27 de agosto, suspenso por falta de avanço no processo negocial que deveria ser avaliado pela plenária. A reunião iniciou com os informes dos representantes de base, que teve como destaque a decisão dos servidores de Santana do Livramento-RS de se retirar da greve, em função de uma situação bastante particular do campus, que envolve convênios binacionais e outras particularidades.

Os demais representantes manifestaram a posição das bases de permanecer no movimento até o fim do processo negocial, e, principalmente, construir a saída de greve de forma conjunta com todos os campus.

Os informes do CLG e do CNG reforçaram a necessidade de fortalecer a mobilização até o fim do processo de negociação. Augusto Miceno, representante do CNG no espaço, lembrou que as últimas reuniões, com o MPOG e MEC, só ocorreram em função de atos e mobilizações dos Sindicatos.

Em relação a proposta bianual, que o governo estaria negociando isoladamente com algumas categorias, o CNG afirmou que o SINASEFE ainda não recebeu tal proposição e que, até o momento, a única oferta do governo continua sendo o índice rebaixado de 21,3% divido em quatro parcelas mais reajustes nos benefícios.


135ª PLENA

O delegado de base do Sinasefe IF Sul-RS na 135ª PLENA, Osni Rodrigues, apresentou os informes sobre o fórum. Ele destacou a importante participação da delegação do IF Sul, tanto para o debate como para a aprovação dos encaminhamentos da Plenária. Osni lembrou que esta foi a terceira Plenária que a delegação do Sinasefe IF Sul-RS se empenhou em condicionar a assinatura de qualquer acordo com o governo à criação de um GT/Comitê para discussão da expansão e consolidação da Rede Federal. A proposta foi novamente rejeitada pela Plenária, mas mantida como prioridade na pauta de negociação específica.


GREVE MANTIDA

O representante do campus Pelotas-RS, Rony Soares, levou como proposta de encaminhamento o retorno das atividades a partir do dia 14 de setembro. Rony informou que a proposta foi construída e aprovada na reunião dos servidores do campus, realizada na última terça-feira (08/09). A plenária rejeitou a proposta, considerando que qualquer proposição de saída da greve depende do avanço nas negociações, o que até o momento não ocorreu.

Uma nova assembleia geral da Seção deverá ser realizada na próxima quarta-feira (16/09). Caso seja apresentada alguma nova proposta por parte do governo, o Sinasefe IF Sul-RS irá convocar uma assembleia emergencial para a avaliação dela.


SINASEFE ENTREGA PAUTA EM REUNIÃO DO CONIF

Após a assembleia geral, servidores do IF Sul-RS, CLG e CNG se dirigiram até a reitoria do Instituto, onde ocorreu a 56ª Reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Uma comitiva de servidores participou da reunião e realizou a entrega formal de documentos para o presidente do Conselho, Belchior de Oliveira Rocha.

Além da entrega da pauta, os servidores falaram sobre as prioridades do SINASEFE na greve 2015, construídas durante as 134ª e 135ª Plenárias Nacionais. A coordenadora de ação do Sinasefe IF Sul-RS, Maria Lúcia Monteiro, realizou, ainda, a entrega de documento da Seção formalizando o pedido de apoio aos reitores (assinado junto com o Sinasefe Bento Gonçalves-RS), especialmente, na luta contra a precarização e contra os cortes na educação; e os representantes do CNG, Leandro Barbosa e Augusto Miceno, entregaram ofício do SINASEFE solicitando mesa permanente ao Conif para debater a expansão e consolidação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT).

O presidente do Conif se comprometeu em discutir a solicitação com seus pares durante a 56ª Reunião do Conselho e, então, enviar uma resposta formal ao SINASEFE. Belchior destacou a importância da Rede Federal de Educação para o país e falou do repúdio do Conif aos cortes no orçamento da Educação. O presidente encerrou sua fala afirmando que tem como meta ver um campus de Instituto Federal em cada rincão do Brasil; Maria Lúcia Monteiro destacou a importância de se estar em todos os rincões, mas de forma consolidada.


*Com informações da matéria do Sinasefe IF Sul-RS