Sindicato Nacional dos Servidores Federais
da Educação Básica, Profissional e Tecnológica


Representante dos docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Filiação:



Você está aqui: Início Notícias da Greve
SINASEFE e MPOG tratam da pauta docente nesta segunda (31)
Publicado por Monalisa Resende - Ter, 01 set. 2015 12:23

Além das reuniões entre SINASEFE & MEC e Fonasef & MPOG, ocorridas na manhã desta segunda-feira (31), nosso Sindicato também se encontrou com representantes do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) para tratar das reivindicações dos docentes. Durante a reunião setorial, que teve ainda a participação do Andes-SN e do Proifes, a proposta diferente daquelas já conhecidas pelo segmento docente foi considerada insuficiente.

O secretário de Relações de Trabalho do MPOG, Sérgio Mendonça, reforçou as proposições anteriormente rejeitadas e pautou a possibilidade de criação de um "comitê provisório", novo nome para os já conhecidos e infrutíferos grupos de trabalho, sobre a reestruturação das carreiras de MS e EBTT.

SINASEFE e Andes-SN pontuaram a contrariedade em debater a carreira na concepção que o governo pretende e sem caráter deliberativo. Além disso, cabe ressaltar que os resultados do comitê provisório só teriam efeito no ano de 2020, caso fosse assinado o acordo plurianual, pois a negociação de carreira estaria atrelada ao aceite do reajuste salarial de 21,3% parcelado em quatro anos. Ou seja, além de manter a proposta de reajuste, o MPOG propõe reestruturar a carreira apenas ao final do acordo: daqui a cinco anos.

Com a negativa das entidades presentes em aceitar a proposta do governo (confira aqui o documento enviado na sexta-feira(28) pelo MPOG), Sérgio Mendonça se responsabilizou em levar a discussão aos escalões mais altos do governo para, posteriormente, apresentar nova proposta.

O relatório completo desta reunião estará disponível em breve.


*Com informações do Andes-SN