Sindicato Nacional dos Servidores Federais
da Educação Básica, Profissional e Tecnológica


Representante dos docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Filiação:



Você está aqui: Início Notícias da Greve
Marcha em Brasília-DF reforça pautas da Campanha Salarial Unificada
Publicado por Monalisa Resende - Sex, 07 ago. 2015 12:01

alt

A Campanha Salarial Unificada dos Servidores Públicos Federais 2015 teve um momento marcante nesta quinta-feira (06/08). Caravanas com trabalhadores, estudantes e famílias do movimento popular de várias partes do país se reuniram na capital federal e marcharam, pela terceira vez em 2015, denunciando os ataques do governo aos seus direitos. Assim como na marcha mais recente, o SINASEFE montou sua coluna e marcou presença na atividade.

Concentração e andamento

A manifestação se concentrou no gramado central da Esplanada dos Ministérios, quando lutadores de diversos segmentos se encontravam, tomavam seus lanches matinais e trocavam informes. O grupo seguiu para as vias centrais, passando em frente à Catedral e alcançando os caravaneiros da Fasubra, que bloqueavam as entradas do prédio do MPOG desde a madrugada para pressionar o ministério.

alt

Aglutinando ainda as famílias do Movimento de Resistência Popular (MRP), a marcha percorreu a Esplanada, passando pelo Congresso e chegando ao bloco K, outro prédio do Ministério do Planejamento. Ao final da caminhada, a Polícia Militar foi truculenta, avançando com motocicletas, spray de pimenta e cassetetes para cima dos manifestantes.

Ministro não recebe o Fonasef

Enquanto uma comissão do Fórum dos SPF tentava diálogo com Barbosa, um representante da Secretaria de Relações de Trabalho no Serviço Público (SRT/MPOG) avisou por telefone a Daro Piffer, presidente do Sinal, que o ministro não os receberia e que a SRT havia recebido a incumbência de fazê-lo.

alt

O Fórum achou melhor não repetir ao Secretário Sérgio Mendonça tudo o que já foi dito nas mesas negociais, pois a intenção era conversar com o chefe da pasta. A última reunião entre Fonasef e governo aconteceu em 20 de julho, quando os representantes explicaram ao MPOG que a proposta parcelada em quatro anos foi rejeitada pelas entidades.

Ainda de acordo com o representante da Secretaria, as mesas setoriais de negociação com as entidades foram prorrogadas para a próxima semana e, provavelmente, a partir do próximo dia 17 o governo chamará os servidores novamente à mesa para uma resposta.

alt

Nova reunião do Fonasef

O Fórum das Entidades se reunirá já nesta segunda-feira (10/08) e deve avaliar a atividade e debater os próximos passos da luta, tanto para entidades em greve quanto para as demais que compõe o colegiado.

*Com informações do Sinal