Sindicato Nacional dos Servidores Federais
da Educação Básica, Profissional e Tecnológica


Representante dos docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Filiação:



Você está aqui: Início Notícias da Greve
Greve 2015: leia o resumo das atividades desta quinta-feira!
Publicado por Mário Júnior - Qui, 16 jul. 2015 18:32

Atividades da greve 2015 do SINASEFE em Brasília-DF junto ao MEC e na Câmara dos Deputados movimentaram nosso movimento paredista. CNG e DN se reuniram na tarde de hoje (16/07) para dar andamento às demandas. Confira aqui um resumo das novas informações:


Reunião com o MEC

No final da tarde de ontem (15/07), o SINASEFE NACIONAL se reuniu com representantes do Ministério da Educação (MEC). A reunião, que não estava prevista em nossa agenda, foi marcada ao final da audiência pública do Senado Federal, que tratou da "Valorização da Educação e dos Trabalhadores de Educação".

No encontro, possibilitado pela intervenção do senador Paulo Paim (PT-RS) junto ao Diretor de Políticas e Programas de Graducação da Sesu/MEC, Dilvo Ilvo Ristoff, Andes-SN e Fasubra também estiveram presentes, embora que sabendo – desde o princípio – que nada seria negociado na reunião, mas apenas as pautas das entidades seriam entregues.

Shilton Roque e Bruna Iwata representaram a DN e o CNG do SINASEFE no espaço, onde colocaram um histórico da negociação do nosso Sindicato junto ao MEC e expuseram as contradições da Setec em sua resposta às nossas reivindicações, dada na semana passada.

Diante da nossa greve já em curso e sem nenhuma agenda disponível junto ao Ministério, que não deixou nada agendado após a reunião da última semana, foi cobrado pelo SINASEFE a abertura de uma agenda de reuniões, para tratarmos de nossas pautas e avançarmos no processo negocial do movimento paredista.


Audiência pública na Câmara

Na manhã desta quinta-feira (16/07), foi realizada uma audiência pública tratando de uma das greves da Rede Federal de Educação: a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados pautou a paralisação dos técnico-administrativos das IFES, representados pela Fasubra Sindical.

No espaço, que o SINASEFE apareceu enquanto apoiador, pudemos entregar à Deputada Federal Alice Portugal (PCdoB/BA) a nossa pauta de reivindicações, aprovada durante a 132ª PLENA. A parlamentar repassou o documento diretamente ao ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro. Confira aqui o vídeo deste momento!


Reunião do CNG

Hoje pela tarde, finalizando o dia de atividades, o CNG e a DN do SINASEFE realizaram mais uma reunião.

Foram tratados nos informes as avaliações do grupo sobre os eventos descritos nos tópicos acima: reunião no MEC e audiência pública na Câmara.

O CNG definiu pela intensificação dos contatos com as bases para mensurar a estrutura necessária para a Caravana Nacional dos SPF, que acontece em Brasília-DF no próximo dia 22/07.

Outros itens em andamento são o quadro de greve e o boletim nº 1 do Comando, que devem ser lançados às bases antes do início da próxima semana.