Sindicato Nacional dos Servidores Federais
da Educação Básica, Profissional e Tecnológica


Representante dos docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Filiação:



Você está aqui: Início Notícias da Greve
A greve começou: leia o resumo das atividades do CNG
Publicado por Mário Júnior - Ter, 14 jul. 2015 18:03

Com a deflagração do movimento paredista do SINASEFE em nível nacional a partir de ontem (13/07), o Comando Nacional de Greve (CNG) não só já foi instaurado, em Brasília-DF, como também já está desenvolvendo suas atividades de condução e organização da greve.


Reunião com Andes-SN e Fasubra

Na noite de segunda-feira (13/07) nosso Comando se reuniu com os Comandos de Greve do Andes=SN e da Fasubra. O encontro, realizado na sede do SINASEFE, teve como objetivo preparar a atuação das entidades na Audiência Pública prevista para a próxima quarta (15/07), na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado, que debaterá a "Valorização da Educação e dos Trabalhadores de Educação".

Os representantes das três entidades aprovaram uma carta a ser entregue aos parlamentares no evento, explicando a motivação do movimento paredista na Educação Federal e pedindo atenção para o "Manifesto em defesa da Educação Pública, contra os cortes no orçamento e por mais investimento em Educação". Clique aqui para ler o documento na íntegra.

alt

Conselho Político da Auditoria Cidadã da Dívida

Na manhã de hoje (14/07), os membros do CNG participaram de uma reunião do Conselho Político da Auditoria Cidadã da Dívida, que debateu, dentre outros temas, a conjuntura internacional e nacional e a organização de um seminário com o tema "A corrupção e o sistema da dívida", previsto para outubro deste ano.

O encontro, que aconteceu na sede da OAB, contou com a presença da coordenadora nacional da Auditoria Cidadã, Maria Lucia Fattorelli, que detalhou sua participação na auditação da dívida grega. Ela também fez um paralelo sobre a situação da dívida pública brasileira e alertou sobre a importância de se aprovar o PLP 41/2011, que se propõe a auditar a dívida nacional. Assinaturas de parlamentares em apoio ao Projeto de Lei serão buscadas, na tentativa de pressionar por sua colocação em pauta e aprovação nas casas legislativas.

Clique aqui para conferir alguns vídeos sobre o tema da auditoria da dívida pública.


Sobre a reunião, confira também:

  1. Apresentação em slides utilizada durante a reunião;
  2. Relatoria completa da reunião;
  3. Texto complementar da relatoria.

alt

Reunião do Fonasef

Também na manhã desta terça (14/07), na sede da Condsef, foi realizada mais uma reunião do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasef). Contando com a presença de muitos sindicatos, dentre os quais o SINASEFE - representado pelos diretores Shilton Roque e Xavier Filho -, foi debatido qual seria o "limite" do governo na negociação da proposta de reajuste salarial aos SPF e a organização da Caravana das categorias à capital do país, a acontecer no próximo dia 22 (quarta-feira da semana que vem).

As greves da Fenasps, SINASEFE e Asfoc-SN, com deflagrações em 7, 13 e 16 de julho, respectivamente, foram os "fatos novos" informados da última reunião até a presente data.

Confira aqui o relatório da reunião produzido pela Direção Nacional do SINASEFE.

alt

Reunião do CNG

A segunda reunião do CNG aconteceu na tarde desta terça, novamente na sede do SINASEFE. No encontro, no qual CNG e plantão da semana estiveram presentes, foram passados informes gerais sobre a greve e feito um balanço das atividades de ontem e de hoje.

A 133ª Plenária Nacional, a ser convocada pelo CNG, foi colocada em pauta. Sobre a próxima PLENA, uma proposta de data será enviada para debate entre a diretoria do SINASEFE.

Na agenda de atividades, dar-se-á segmento ao que foi acordado na reunião de ontem, com participação do SINASEFE na audiência pública do Senado Federal, às 9 da manhã desta quarta (15/07), como já informamos acima. Como nova atividade incluída, ficou prevista uma visita ao campus do IFAM de São Gabriel da Cachoeira, com indicativo de data para 6 de agosto.

Uma resposta ao documento do MEC apresentado na semana passada também foi fruto de debate na reunião. Leia aqui o material analítico pautado sobre o assunto, produzido pelo secretário-adjunto da pasta jurídica do SINASEFE, Fabiano Faria.

O CNG já está desenvolvendo o primeiro boletim e o primeiro retrato do quadro de greve nas bases do SINASEFE, que em breve serão divulgados aqui em nosso website.

Atualização em 22/07/2015: adição de links da relatoria e da exposição de slides da reunião do Conselho Político da Auditoria Cidadã da Dívida