Sindicato Nacional dos Servidores Federais
da Educação Básica, Profissional e Tecnológica


Representante dos docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Filiação:



Você está aqui: Início Notícias
Caravana Nacional em Defesa da Educação Pública leva milhares às ruas de Brasília-DF
Publicado por Mário Júnior - Ter, 07 jul. 2015 15:47

Na manhã desta terça-feira (07/07) mais de três mil estudantes e trabalhadores ocuparam a Esplanada dos Ministérios, em Brasília-DF, e protagonizaram um grande ato em defesa da Educação Pública. Docentes, técnico-administrativos e estudantes se reuniram em frente ao Museu da República e marcharam até o Ministério da Educação (MEC), para exigir uma audiência com o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, e cobrar a reversão dos cortes e mais investimentos na pasta.

A manifestação foi organizada por Andes-SN, Anel, Fasubra, Fenet, Oposição de Esquerda da Une e SINASEFE NACIONAL, sendo fruto da mobilização dos segmentos da Educação Federal contra os cortes orçamentários e por mais investimentos na Educação Pública. Além de membros da Direção Nacional do SINASEFE, representantes de diversas das nossas Seções Sindicais estiveram presentes na Caravana - a exemplo do que ocorreu ontem (06/07), na Reunião da Educação Federal.

Os lutadores fizeram diversas intervenções e atividades políticas durante todo o período da manhã, mas mesmo diante de toda a pressão colocada o ministro do MEC se recusou a receber os representantes das entidades da Educação Federal.

Diante da recusa, coube ao movimento protocolar o Manifesto em defesa da Educação Pública, contra os cortes no orçamento e por mais investimento em Educação Pública, aprovado na Reunião da Educação Federal realizada na última segunda-feira (06/07) e assinado pelas entidades que organizaram a Caravana e a Reunião da Educação.

O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasef), que está montando sua Caravana para o próximo dia 22, também se fez presente à manifestação. Na dispersão, a Caravana seguiu até o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), onde, às 14 horas, os SPF seriam recebidos em mais uma reunião para discutir a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2015.

Leia também:

  1. Cartaz do evento (29/06/2015)
  2. Educação Federal terá Reunião e Caravana Nacional no início da próxima semana (03/07/2015)
  3. Início da Caravana (07/07/2015)
  4. Caravana chega ao MEC (07/07/2015)
  5. Manifestantes aguardam reunião com o ministro da Educação (07/07/2015)
  6. Vídeo da Caravana em frente ao MEC (07/07/2015)
  7. Vídeo da Caravana na Esplanada dos Ministérios (07/07/2015)
Última atualização em Qua, 08 jul. 2015 10:33