Sindicato Nacional dos Servidores Federais
da Educação Básica, Profissional e Tecnológica


Representante dos docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Filiação:



Você está aqui: Início Notícias
Abaixo o autoritarismo: SINASEFE visita campus São Gabriel da Cachoeira-AM
Publicado por Monalisa Resende - Qui, 02 jul. 2015 11:44

A Direção Nacional do SINASEFE esteve no campus São Gabriel da Cachoeira do IFAM, distante 852 km de Manaus, entre os dias 29 de junho e 1º de julho, para avaliar a situação da seção local e garantir o direito dos servidores - sobretudo à liberação para atividade sindical. Os diretores participaram de uma reunião com o diretor do campus e de uma assembleia com os trabalhadores da unidade de ensino.


Histórico

As denúncias de inúmeras irregularidades enfrentadas pelos servidores do campus amazonense, exposta pela Seção Sindical local na 130ª PLENA e pautada na 131ª PLENA, levou a Direção Nacional a averiguar a questão de perto. Problemas como práticas antissindicais, corte de ponto (devido participação dos servidores em atividades sindicais) e a falta de debate com a representação sindical estão entre os motivadores da visita à localidade.


Reunião com o diretor

O diretor do campus, Elias de Souza, se reuniu com a comitiva, composta por três diretores do SINASEFE (Luiz Pereira da Costa Jr., Carlos David Lobão e Anderson Galvão) e dois representantes da seção Manaus (João Damaceno e Wiliamis Vieira). Após a reunião foi assinado um documento por ambas as partes, no qual o gestor se comprometeu, dentre outros itens, a restituir o desconto realizado quando os servidores se ausentaram para participar de uma Plenária Nacional do SINASEFE.

alt

Assembleia

Os servidores de São Gabriel da Cachoeira realizaram uma assembleia para debater temas como a Campanha Salarial 2015, a 132ª PLENA e os informes locais e nacionais. Para os representantes da DN do SINASEFE (Anderson Galvão, David Lobão e Luiz Pereira) a visita ao campus possibilitou um aumento da integração dos trabalhadores lotados numa localidade de tão difícil acesso ao Sindicato Nacional.

alt

Liberação para atividade sindical

A liberação de trabalhadores para atividade sindical é um direito de todo Servidor Público Federal, o qual inclusive foi reconhecido recentemente pelo Secretário de Relações de Trabalho do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Sérgio Mendonça. Clique aqui para ver o comunicado da SRT-MPOG sobre o direito à liberação para atividades das entidades de classe da categoria.

Matéria editada em 23/07/2015.

Última atualização em Qui, 23 jul. 2015 11:16