Sindicato Nacional dos Servidores Federais
da Educação Básica, Profissional e Tecnológica


Representante dos docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Filiação:



Você está aqui: Início Notícias
9º Seminário Nacional de Educação reúne mais de 200 participantes em Porto Seguro
Publicado por Mário Júnior - Sex, 01 maio 2015 00:00

Porto Seguro-BA recebeu, de 23 a 26 de abril, o 9º Seminário Nacional de Educação do SINASEFE, que sob o tema "Rede Federal de Educação Básica, Profissional e Tecnológica: onde estamos e o que queremos?", reuniu mais de 200 participantes.

Desenvolvimento

Construído pela pasta de Políticas Educacionais do nosso Sindicato, o evento – pela terceira vez realizado fora de uma capital – foi aprovado na 126ª Plenária Nacional, em agosto de 2014; e pautado posteriormente no GT de Políticas Educacionais e Culturais (outubro) e 128ª PLENA (dezembro).

Organização e sede

A Seção IFBA, uma das anfitriãs estaduais, coorganizou o 9º SNE com o SINASEFE NACIONAL, que teve como sede o Centro de Cultura de Porto Seguro-BA.

Programação e participantes

Mesas, grupos de trabalho, oficina, exibição de filme, lançamentos de livros e apresentações artísticas marcaram o evento, que teve 262 participantes inscritos, com 21 trabalhos enviados à apresentação. 16 estados (Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Rio Grande do Sul, Sergipe e Santa Catarina) e o Distrito Federal estiveram representados no Seminário, com filiados de 27 Seções Sindicais diferentes (Brasília-DF, Camboriu-SC, Cariri-CE, Catu-BA, Colatina-ES, Concórdia-SC, Crato-CE, IFBA-BA, IF Baiano-BA, IFES-ES, IFMA-MA, IFMG-MG, IFMT-MT, IFPA e ETRB-PA, IFPE-PE, IFSC-SC, IFS-SE, IF Sul-RS, Natal-RN, Rio do Sul-SC, Rio Pomba-MG, Roraima-RR, Santa Tereza-ES, Sindscope-RJ, Sindsifce-CE, Sintef-PB e Sintifrj-RJ).

Primeiro dia

As atividades do 9º Seminário Nacional de Educação foram abertas na noite de 23 de abril. A partir das 18 horas os participantes que chegaram fizeram o credenciamento no evento, recebendo o kit do 9º SNE. Tanto quem se inscreveu com antecedência quanto quem não realizou o procedimento pôde se credenciar no Seminário: ninguém foi excluído.

Após o credenciamento, o Seminário teve o início efetivo das su

as atividades. A primeira delas foi a abertura, realizada com saudações do SINASEFE NACIONAL, da Seção IFBA e da Aduneb (Seção Sindical do Andes-SN). Em seguida, veio a palestra inaugural do 9º SNE, que tratou

sobre o tema do evento: "Rede Federal de Educação Básica, Profissional e Tecnológica: onde estamos e o que queremos?", tendo como expositor do tema o filósofo e pedagogo Gaudêncio Frigotto – professor titular aposentado da UFF e adjunto da UERJ. Findada a intervenção do palestrante, os participantes do evento fizeram suas intervenções, com questionamentos e diálogos à exposição de Frigotto.

Outra atividade, que acontecia de maneira paralela ao debate da mesa de abertura, foi o lançamento de dois livros: "Os militares e a cris

e de 1964: crise orgânica e golpe de classe" de Fabiano Godinho Faria (professor do IFRJ e diretor do SINASEFE); e "Poesias sem licença para Carlos Marighella" do cineasta argentino Carlos Pronzato.

E, como forma de terminar bem a primeira noite em Porto Seguro-BA, o coquetel de confraternização do Seminário foi realizado, permitindo a degustação de comidas típicas da região e vinho. Confira o resumo com fotos

Segundo dia

O segundo dia do Seminário teve como d

estaques as discussões das duas mesas em sua programação, que trataram o momento atual e os desafios da pesquisa e da gestão na Rede Federal. Três grupos de trabalho; um ato no campus Porto Seguro do IFBA, que estava (e ainda está!) em greve contra o ponto eletrônico; e uma atividade cultural com apresentação de danças complementaram o roteiro do evento.

A segunda mesa do 9º SNE – e primeira do dia 24 – teve como tema "Ensino, pesquisa e extensão na Rede Federal: crítica ao momento atual e desafios", contando com as participações da professora do IFBA Luzia Mota e do professor da Unicamp Renato Dagnino. Em seguida, ainda pela manhã, foram realizados uma rápida parada para um coffe

e break e os três primeiros grupos de trabalho do 9º SNE, que trataram do "ensino, pesquisa e extensão", das "concepções pedagógicas" e do "acesso e permanência" na Rede Federal.

Na parte da tarde, com o retorno das atividades após o intervalo de almoço, houve a instauração da terceira mesa do SNE: "Gestão nos Institutos: crítica ao momento atual e desafios". A técnica-administrativa Elis Lopes debateu a questão sob a ótica dos problemas enfrentados recentemente pelo IFBA; e o também técnico-administrativo e diretor do SINASEFE, Shilton Roque, fez sua intervenção focando num modelo de gestão democrática global para a Rede Federal, lembrando ainda dos debates que nosso Sindicato travou com o MEC em 2014, no GT Democratização, do acordo de greve de 2012 (relembre do GT em nosso Boletim Eletrônico nº 541).

Na sequência, o debate foi aberto ao público que assistiu a mesa e, durante o m

esmo, os participantes optaram por suspender os grupos de trabalho da tarde e participar – após as considerações finais da mesa – de um ato no IFBA (em greve contra o ponto eletrônico desde o

dia 13/04), no campus Porto Seguro-BA, no qual o diretor geral Ricardo Cunha estava realizando uma reunião para informar sobre seu licenciamento e "encaminhar alguns ajustes" administrativos.

O segundo dia do 9º Seminário Nacional de Educação foi concluído com uma atividade cultural, que – com os participantes de volta ao Centro de Cultura de Porto Seguro-BA, apresentou três danças: o tango, o mambo e a dança afro. Veja o resumo com fotos e vídeos curtos das danças.

Terceiro dia

O terceiro e penúltimo dia do 9º SNE viu em seus destaques os debates das duas últimas mesas do evento, que trataram da diversidade/opressões no ambiente educacional e da relação entre nosso Sindicato Nacional e o movimento estudantil. Nove grupos de trabalho; o lançamento do livro "Poesias sem licença para Carlos Marighella" e a exibição do documentário "Calabouço – 1968, um tiro no coração do Brasil", ambos do cineasta argentino Carlos Pronzato; a oficina "O audiovisual como arma social"; e uma atividade cultural com apresentação de dança do ventre completaram as atividades.

O primeiro ato do dia 25 de abril foi o lançamento do livro "Poesias sem licença para Carlos Marighella" de Carlos Pronzato, que o apresentou em rápido debate aos participantes – o livro também foi lançado no coquetel do dia 23!

Em seguida, veio a quarta mesa do 9º SNE, que teve como tema "Educação e diversidade:crítica ao momento atual e desafios", contando com as participações da professora do IFB e coordenadora geral do SINASEFE Moema Carvalho; da pedagoga do IFBA Paula Vielmo; do professor da Licenciatura Intercultural do IFBA Francisco Costa; e do Cacique Babau.

Moema Carvalho focou seu discurso na temática dos direitos humanos, lembrando do recente espancamento/tortura da modelo Verônica Bolina dentro de um presídio; Paula Vielmo trabalhou a educação não sexista na Rede Federal; Francisco Costa pautou a questão indígena; e o Cacique Babau fez uma crítica ao ambiente acadêmico, constatando as dificuldades do mesmo em atender as demandas de minorias e da sociedade de maneira geral.

Após a mesa, os participantes do Seminário se inseriram na discussão, com reflexões e questionamentos que foram respondidos pelos quatro palestrantes, em blocos de perguntas e em suas considerações finais. Antes das atividades seguintes do Seminário, a Direção Nacional do SINASEFE deu rápidos informes da Campanha Salarial 2015 aos presentes e fez uma reunião curta, para debater a nova data da 130ª PLENA – que passou de 9 e 10 para os dias 16 e 17 de maio, em virtude do dia das mães. A manhã daquele sábado foi, por fim, encerrada com os quatro grupos de trabalho previstos na programação: "Educação laica"; "Educação na Rede Federal e movimentos sociais"; "Educação e direitos humanos" e "Educação e gênero".

Pela tarde, após o intervalo de almoço, o SNE trouxe em sua quinta e última mesa o tema do protagonismo dos estudantes, pautando a relação do SINASEFE com o movimento estudantil. A diretora do nosso Sindicato, Samanta Maciel, e a coordenadora geral da Fenet, Emanuele Rodrigues, foram as palestrantes do espaço. O debate foi aberto ao público em seguida às exposições iniciais das palestrantes, que dialogaram com as intervenções e encerraram a atividade com um minuto de silêncio à memória dos estudantes Marcos Donato (assassinado durante a Ditadura Militar), Rafael Braga (preso nos protestos de junho de 2013) e Vinícius Machado (morto recentemente). Vieram, então, os últimos grupos de trabalho do Seminário: "Revista do SINASEFE" e "Relação SINASEFE e movimento estudantil", que já estavam previstos naquele momento; e "Gestão democrática/saúde do trabalhador/IFE Militares" e "Financiamento", transferidos do dia anterior (24/04) devido ao ato no campus Porto Seguro do IFBA.

alt

Também transferida da sexta ao sábado por conta do ato público no IFBA, a oficina "O audiovisual como arma social" foi ministrada pelo cineasta Carlos Pronzato após os últimos grupos de trabalho, e inserida nela veio a exibição do documentário "Calabouço – 1968, um tiro no coração do Brasil", também dirigido por Pronzato. E para fechar com chave de ouro, o momento cultural do 9º SNE trouxe duas atrações: a apresentação de dança do ventre das alunas da professora Lívia Seymour e uma aula de dança oferecida pelo Centro de Cultura de Porto Seguro-BA. Confira o resumo com fotos e vídeos curtos.

Último dia

Após três dias de atividades, nossa edição do SNE realizada em Porto Seguro-BA chegava ao fim. A ação que concluiu o Seminário foi realizada na manhã de 26 de abril: a plenária final do evento. Aberta nas primeiras horas da manhã, o ponto inicial tratado pela plenária foi a apresentação dos relatórios dos grupos de trabalho. Seis dos 12 grupos apresentaram suas relatorias por escrito. Foram estes os GT "Ensino, pesquisa e extensão nos Institutos Federais" ; "Concepções pedagógicas na Rede Federal";"Acesso e permanência na Rede Federal"; "Financiamento"; "Revista do SINASEFE" ; e "Relação SINASEFE e movimento estudantil".

Além destes seis, mesmo sem remeter os documentos por escrito, outros três grupos apresentaram o resumo dos seus debates: "Gestão democrática/saúde do trabalhador"; "IFE Militares"; e "Educação e direitos humanos". Após isso, o debate focou na leitura – com destaques e propostas de modificação – do texto-base do 9º SNE. O capítulo referente às Instituições Militares de Ensino não foi à apreciação do plenário, sob acordo do mesmo ser encaminhado à uma Plenária Nacional do SINASEFE. A discussão entre os participantes foi bastante extensa, com muitos pontos do texto original sendo formatados e/ou sofrendo adições/subtrações. E depois de todos os pontos vencidos, a nona edição do Seminário Nacional de Educação foi encerrada com poesia: a forma como tudo na vida deveria acabar! Veja o resumo do último dia

com fotos

Vídeos do SNE

Em breve também disponibilizaremos os vídeos do evento em nosso canal do YouTube, com todas as mesas, debates e a plenária final na íntegra. O 9º Seminário Nacional de Educação do SINASEFE não foi transmitido ao vivo por problemas técnicos no local do evento.

Memória

Confira todas as informações, fotos e como se deu o andamento do evento no hotsite do 9º SNE: www.sinasefe.org.br/sne

Documentos

Confira e baixe os documentos do 9º Seminário Nacional de Educação, disponíveis em formato PDF.

Lembranças

E o SNE realizado em Porto Seguro-BA só nos deixou boas lembranças: da beleza da cidade à receptividade da população, passando pela riqueza dos debates travados e do pioneirismo em se pautar qual concepção de educação o SINASEFE defenderá, a palavra "sucesso" e o

sentimento de "dever cumprido" resumem o significado do evento. Encerramos o evento com saudade por tudo que foi realizado, mas com uma intensa expectativa de que o 10º Seminário Nacional de Educação venha a ser ainda melhor!

Última atualização em Seg, 23 nov. 2015 21:34