Sindicato Nacional dos Servidores Federais
da Educação Básica, Profissional e Tecnológica


Representante dos docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Filiação:



Você está aqui: Início Notícias
GT sobre Campanha Salarial 2015 será realizado em 8 de abril
Publicado por Mário Júnior - Dom, 08 mar. 2015 23:24
A 129ª Plenária Nacional do SINASEFE, realizada nos dias 25 e 26 de fevereiro, foi mais um dos nossos fóruns junto à base que debateu a Campanha Salarial 2015 dos Servidores Públicos Federais. Como forma de integrar os trabalhadores da Rede Federal de Educação às pautas e às lutas dos SPF, a Plenária aprovou a realização de um grupo de trabalho sobre a Campanha Salarial, que será realizado em Brasília-DF, no dia 8 de abril.

Breve histórico da Campanha de 2015
Esta Campanha dos SPF foi lançada no último dia 25, com um ato público em frente ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), o qual foi, inclusive, parte da composição da programação da 129ª PLENA. E mesmo no clima de recém-iniciada, ela já rende seus primeiros frutos: o Ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, receberá as entidades classistas do funcionalismo federal no próximo dia 20 de março.
Ela vem sendo construída pelo Fórum de Entidades Nacionais dos SPF desde o final de agosto de 2014, tendo realizado dois grandes eventos em Brasília-DF, com ampla participação das bases das categorias: o Seminário Nacional, de 14 a 16 de novembro do ano passado, e a Reunião Ampliada dos Servidores Federais, de 31 de janeiro a 1º de fevereiro de 2015.

Pautas da Campanha
Foram nos eventos acima mencionados que a Campanha Salarial foi estruturada e que seus eixos e reivindicações se consolidaram: sempre com a participação das bases, de maneira dialogada e horizontal.
A pauta atual já é bastante conhecida pelo governo, pois foi exposta nos últimos anos, embora que sem atendimento: data-base em 1º de maio; isonomia salarial e de benefícios entre os três poderes; e reajuste linear de 27,3% para recuperação das perdas são os principais eixos da Campanha Salarial 2015.
A revogação da Reforma da Previdência do Mensalão, o fim da Funpresp e da Ebserh também constam entre os pedidos dos servidores federais.

Grupo de Trabalho do SINASEFE
O GT aprovado pela 129ª PLENA visa contemplar uma demanda do nosso Sindicato, que é a inserção dos eixos e campanhas das demais categorias dos SPF junto às lutas e bandeiras específicas do SINASEFE NACIONAL, já que ambos os movimentos nunca se trataram de lutas fracionadas ou dicotômicas, mas sim de enfrentamentos da mesma classe, embora esta esteja organizada em várias categorias e segmentos no interior do serviço público.
Ele acontecerá em local ainda a ser definido, na capital federal, no próximo dia 8 de abril. Assim que a sede for definida, informaremos às bases por nossos já conhecidos canais de informação.
A presença no evento, para os que tiverem interesse em vir a Brasília-DF, já pode ser confirmada no evento público do Facebook: clique aqui para fazer isso!

Calendário dos SPF
O calendário de atividades aprovado na Reunião Ampliada dos Servidores Federais segue a todo vapor - inclusive será dentro dele que será realizado o nosso GT!
Já passamos pelo lançamento da Campanha Salarial em Brasília-DF e também pelo Dia Nacional de Lutas, com atos, assembleias e paralisações nos estados - ambos os eventos no dia 25 de fevereiro.
No dia 6 de março foi realizado um grande ato no Rio de Janeiro-RJ, tendo como pauta a defesa do SUS e a luta contra a Ebserh.
O mês de março seguirá com as Jornadas Estaduais de Lutas, que debaterão o indicativo de greve nas bases.
E entre os dias 7 e 9 de abril a Jornada de Lutas será nacional, com manifestações e atividades políticas em Brasília-DF.
Última atualização em Ter, 07 abr. 2015 23:42