Sindicato Nacional dos Servidores Federais
da Educação Básica, Profissional e Tecnológica


Representante dos docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Filiação:



Você está aqui: Início Notícias
SINASEFE realizará cinco Cursos de Formação Política no primeiro semestre de 2015
Publicado por Mário Júnior - Ter, 20 jan. 2015 11:48

alt

Neste primeiro semestre, o SINASEFE estará promovendo, junto às suas bases, cinco Cursos de Formação Política. Os eventos foram idealizados pela Pasta de Formação Política e Relações Sindicais do nosso Sindicato e aprovados, com suas respectivas sedes escolhidas, na 128ª Plenária Nacional.


Onde serão?

Por deliberação da 128ª PLENA, haverá um curso por região:

  1. No norte, a Seção Sindical IF Roraima realizará o evento em Boa Vista-RR;
  2. Petrolina-PE será a sede do nordeste, sob responsabilidade da Seção IF Sertão-PE;*
  3. A região sudeste terá Alegre-ES como sede, com o curso sendo realizado pela Seção Alegre-ES;
  4. A Seção São Vicente da Serra-MT realizará o evento do centro-oeste, na cidade que possui o mesmo nome da seção;
  5. E o curso da região sul acontecerá em Rio do Sul-SC, coordenado pela Seção Sindical de igual denominação.

Divulgação

O evento público dos Cursos de Formação Política do SINASEFE já está no ar! Vai participar de algum deles e tem Facebook? Confirme sua presença aqui!


Datas

Já estão confirmadas as datas de quatro dos cinco cursos:

  1. Região norte: em Boa Vista-RR, de 22 a 24 de maio;
  2. Região sul: em Rio do Sul-SC, de 19 a 21 de junho;
  3. Região sudeste: em Alegre-ES, de 26 a 28 de junho;
  4. Região centro-oeste: em São Vicente da Serra-MT, 13 a 15 de agosto.
A previsão é tratar de temas como a formação dos sindicatos no Brasil; a crise do regime militar; e o novo sindicalismo e os desafios atuais para o movimento sindical num cenário de crise econômica internacional.

Programas político-metodológicos dos eventos
Os cursos estão sendo debatidos sob os seguintes programas de escolas de formação:

Ilaese
O programa do Ilaese, que será base dos eventos de Boa Vista-RR (região norte) e São Vicente da Serra-MT (região centro-oeste), tem como temáticas a formação dos sindicatos no Brasil; o movimento anarquista e o sindicalismo da primeira República; o governo Vargas e a criação da estrutura sindical; o golpe militar e a repressão ao movimento sindical; a crise do regime militar e o novo sindicalismo; neoliberalismo e sindicalismo cidadão; reorganização do movimento sindical na atualidade; o movimento sindical nos governos Lula e Dilma; e os desafios atuais para o movimento sindical num cenário de crise econômica internacional.
Baixe aqui o programa de formação sindical que será oferecido pelo Instituto, que tem como tema "História do Movimento Sindical Brasileiro".
As Seções interessadas em levar este e/ou outros cursos às suas bases podem fazê-lo entrando em contato com o Ilaese: clique aqui para visitar o site.

Formador Sindical Ricardo Freitas

Já o curso ofertado pelo assessor/formador sindical Ricardo Freitas tem como centralidade a história da formação da luta popular e, posteriormente, sindical no Brasil, com digressões sobre o início do movimento sindical internacional, as quais embasam/complementam a abordagem histórica brasileira.

Fazem parte do curso análises de formação da luta popular em nosso país (chegada dos brancos europeus, resistência dos nativos; a vinda dos negros e suas lutas de resistência e combate da escravidão); o império, o início da república e da industrialização, com a consequente formação da "classe trabalhadora brasileira" e dos sindicatos no Brasil; o movimento anarquista e o sindicalismo da primeira república; o governo Vargas, a criação da estrutura sindical, a imposição da CLT e a contextualização histórica desse processo; o golpe civil/militar e os principais antagonismos de classe que os embasaram; o enfrentamento à ditadura e o renascimento de lutas populares e sindicais; o neoliberalismo e o sindicalismo cidadão; a atual "cara" do sindicalismo brasileiro e os desafios do próximo período da luta de classes.

Veja aqui o programa do curso que será ministrado por Freitas.


Formadores Sindicais André Ricardo, Dalton Luiz de Menezes e Ricardo Scopel Velho

Analisar o funcionamento da sociedade capitalista e as relações que a educação profissional estabelece com essa sociabilidade e, buscar compreender a contradições intrínsecas ao sistema e as possibilidades para superá-las, é o objetivo do curso ofertado pelo trio de formadores.

Confira o conteúdo e programação do mesmo aqui.


Núcleo de formadoras e formadores de base

Composto e organizado por um grupo de militantes do SINASEFE, este Núcleo de Formação possui como proposta a oferta de um conjunto de ementas que se debrucem sobre nossas demandas. Nesse sentido, entendemos que na qualidade de trabalhadores em educação, reunimos a experiência e a formação necessária ao desenvolvimento de um sindicalismo e de uma instrução pública que atenda as necessidades da classe, tanto no que se refere à formação dos futuros trabalhadores quanto àquilo que compete ao futuro de todos.

Nas ementas que o Núcleo oferta, os interessados poderão consultar propostas que visam acrescentar elementos ao debate acerca da construção coletiva de um cotidiano sindical e escolar comprometido com a interface entre o pensar e o fazer, paradigma capaz de transformar nossas Seções em espaços vocacionados ao desenvolvimento de uma pedagogia que reverbere o espírito de resistência assente nos movimentos sociais.

Saiba mais sobre o Núcleo no blog do mesmo: clique aqui para visitá-lo!


Convocatória

Confira a convocatória oficial do SINASEFE para os cinco Cursos de Formação Política: clique aqui para fazer o download do Ofício Circular nº 08/15, destinado às Seções e bases do nosso Sindicato. Após a definição de data para o curso da região Nordeste o SINASEFE elaborou o Ofício Circular nº 10, atualizado.


Inscrições

As Seções Sindicais envolvidas na organização do evento e a pasta de formação do SINASEFE estarão disponíveis para receber os pedidos de inscrição dos interessados em participar das atividades. Envie email para moisesqmonteiro@bol.com.br ou moisesqm@ifes.edu.br.

Material para download
  1. Cartaz dos Cursos de Formação Política (formato PNG)
  2. Cartaz dos Cursos de Formação Política (formato PDF)
  3. Programa do curso do Ilaese: História do Movimento Sindical Brasileiro (formato PDF)
  4. Programa do curso de Ricardo Freitas: Formação Política/Sindical (formato PDF)
  5. Ofício Circular nº 008/2015: convocatória dos Cursos de Formação Política (formato PDF)
  6. Ofício Circular nº 010/2015: convocatória atualizada dos Cursos de Formação Política (formato PNG)

Esta matéria passou por atualizações ao longo da elaboração da agenda dos cursos de formação, última atualização às 19h30min de 15/11/2015;

*Por deliberação da 138ª PLENA do SINASEFE, a etapa nordestina mudou de sede e será realizada em Natal-RN, em parceria com a Seção Natal-RN.

Última atualização em Ter, 08 dez. 2015 14:52