Sindicato Nacional dos Servidores Federais
da Educação Básica, Profissional e Tecnológica


Representante dos docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Filiação:



Você está aqui: Início Notícias
ES realiza etapa estadual do ENE
Publicado por Mário Júnior - Qua, 16 jul. 2014 18:01
alt

O Encontro Nacional de Educação (ENE) será realizado na cidade do Rio de Janeiro-RJ, nos dias 8, 9 e 10 de agosto de 2014, servindo como um momento de unificação de diversos setores sociais que estão historicamente na luta por melhorias na educação brasileira.

As inscrições para o evento vão até o dia 30 de julho, e custarão R$ 30, com exceção dos movimentos populares (que pagarão R$ 5). Confira mais informações sobre no blog do Encontro.

Diante da proximidade do Encontro, as Etapas Estaduais se intensificam em diversas cidades do país.

A Etapa Capixaba do ENE ocorrerá na próxima sexta-feira (dia 18 de julho), na Sede da Associação dos Docentes da Ufes (Adufes-SS), e servirá como espaço de acúmulo sobre temas específicos e sobre o cenário da educação capixaba na atual conjuntura, visando a um processo inicial de formulação do Espírito Santo para a construção das políticas nacionais.

O público alvo/protagonista nestes debates serão docentes, técnico-administrativos em educação, militantes do movimento sindical universitário, estudantes e o movimento estudantil organizado (CA, DA, grêmios estudantis, DCE e Coletivos de Movimentos Estudantis/Juventude); professores da educação básica, estudantes de ensino médio/EJA, pós-graduandos e diversos outros movimentos sociais.


Confira a programação da Etapa:


9 às 12 horas: PNE: Suas implicações e possibilidades

Facilitadoras: Professora Elisa Bartolozzi (Ufes/Centro de Educação) e Professora Elizabeth Carla Vasconcelos (UFF/Andes-SN Leste), mediado pelo Professor Mauri (Ufes/CEFD)


14 às 16 horas: Debate e proposições nos Grupos de trabalho

GT 1: Privatização e mercantilização da educação (Relação Público-privado, financiamento, precarização do trabalho, terceirização)

Facilitador: Oposição do Sindiupes (Professor Daniel Barboza)

GT 2: Democratização da educação (acesso, permanência, transporte/passe livre, um PNE que combata as opressões de gênero, etnia/raça e diversidade sexual, educação no campo e nas comunidades tradicionais)

Facilitador: Frente de Movimento Estudantil do Movimento RUA


16 horas: Plenária final


Confira mais informações sobre o Encontro Nacional de Educação no blog e na fanpage do Facebook oficiais do evento.