Sindicato Nacional dos Servidores Federais
da Educação Básica, Profissional e Tecnológica


Representante dos docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Filiação:



Você está aqui: Início Notícias
Encontro Nacional da Educação (ENE) é preparado nos estados
Publicado por Monalisa Resende - Ter, 08 jul. 2014 08:38

alt

O Encontro Nacional da Educação (ENE) que acontece no Rio de Janeiro entre os dias 8, 9 e 10 de agosto está sendo preparado pelas entidades envolvidas e tem como centro neste momento a preparação da pauta e os encontros regionais. Espera-se a presença de cerca de 2 mil pessoas ao evento.

Os eixos que norteiam os encontros preparatórios são: privatização e mercantilização da Educação, financiamento da educação pública, precarização das atividades dos trabalhadores da Educação, avaliação meritocrática, democratização da Educação; acesso e permanência, passe Livre e transporte público. Essas pautas serão discutidas e o acumulo do debate será levado para o Encontro Nacional.

Já foram realizados encontros regionais no Rio Grande do Sul, interior do Piauí, Paraná e Sergipe. Estão previstos os encontros do Rio, Minas e São Paulo para o dia 26 de julho; da região Centro Oeste acontece em 18 e 19 de julho; de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba (conjuntamente) será nos dias 24 e 25 de julho; do Mato Grosso do Sul e Bahia ocorrem na segunda quinzena de julho, a definir. Confira informações sobre o pré-encontro no Ceará.

Para ficar por dentro das atividades há uma página no Facebook e o blog, em que é possível acessar materiais, metodologias de trabalho e debates das etapas municipais, estaduais/regionais já concluídas.

Na página da CSP-Conlutas há o manifesto do Encontro e também materiais de divulgação. Acesse aqui.

Contribuições ao encontro – Até o dia 30 de julho serão aceitos textos escritos por coletivos, sujeitos, organizações, movimentos sociais para compartilhar suas ideias e posições a respeito da educação brasileira. Os textos serão agrupados e será feita uma cartilha online a ser divulgada antes do Encontro Nacional de Educação. Confira as instruções aqui.

Pauta do Encontro Nacional 

No dia 8 ocorre a abertura, com ato público de rua e a marcha em defesa da educação pública no centro da cidade. Para o dia 11 de agosto está sendo programada uma reunião com convidados internacionais para discutir a situação da educação e aprovar políticas unificadas.

Matéria publicada originalmente no site da CSP-Conlutas

Última atualização em Ter, 08 jul. 2014 08:50