Sindicato Nacional dos Servidores Federais
da Educação Básica, Profissional e Tecnológica


Representante dos docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Filiação:



Você está aqui: Início Notícias da Greve
"Dilma, escuta, na copa vai ter luta": SINASEFE fortalece manifestação em Brasília-DF
Publicado por Monalisa Resende - Seg, 16 jun. 2014 14:46

alt

No último domingo (15), após aprovar a manutenção e fortalecimento da greve durante a 123ª PLENA, trabalhadores organizados pelo SINASEFE (delegados das Seções Sindicais, membros da Direção Nacional e Comando de Greve), e integrantes do Comitê Popular da Copa, fizeram um protesto na região central de Brasília-DF. Denunciando os gastos absurdos com a Copa da Fifa, o descaso com a educação, a falta de negociação e a intransigência do governo Dilma, o protesto aconteceu sem conflitos, mesmo com o forte aparato militar (cavalaria, exército, choque etc) destacado para sitiar a área próxima ao estádio Mané Garrincha, e a reprimir qualquer tipo de protesto.

A atividade foi convocada pelo Comitê Popular da Copa no DF para, dentre outros pontos, chamar todos às ruas, denunciar os abusos do megaevento e reivindicar direitos básicos da população. Educação, Saúde e Serviços Públicos foram os temas centrais dessa manifestação, que lembrou também a exitosa iniciativa equatoriana de realizar a auditoria cidadã em sua dívida pública.


Concentração

Os participantes da manifestação se reuniram na Rodoviária do Plano Piloto, distante 3 km do Estádio Nacional Mané Garrincha, quando o SINASEFE puxou jograis e estendeu seu "bandeirão" da Educação Federal em Greve, dialogando com a sociedade sobre as pautas do movimento paredista. Após alguns minutos da intervenção, a Polícia Militar exigiu a retirada do material e o grupo seguiu para Eixo Monumental, onde caminhou entoando melodias como: "E no estádio, enquanto a bola rola, não tem saúde, não tem transporte, não tem escola", "A greve continua, Dilma a culpa é sua!", "Da copa eu abro mão, quero mais dinheiro pra saúde e educação" e "Dilma, escuta, vai ter luta".

alt

Pelada no Eixo

Após serem impedidos pelas forças policiais de seguir com o protesto pacífico, os manifestantes se dividiram em dois times e jogaram uma "pelada" no Eixo, na altura da via W3 Sul. Mesmo sem qualquer indicação de que tentariam prosseguir rumo ao tão protegido estádio, as tropas avançaram em direção ao grupo, numa clara tentativa de provocar o conflito. Finalizada a partida, os participantes retornaram à rodoviária, onde finalizaram a atividade.

alt

Próximas manifestações em BSB

Com o título de "Copa das Manifestações", o Comitê Popular da Copa no DF já convocou atividades durante toda a copa. Confira o calendário e temáticas dos protestos:

2º jogo - Colômbia X Costa do Marfim - 19/06 às 13 horas – Pela desmilitarização da polícia e contra o extermínio da juventude negra.

3º jogo - Brasil X Camarões - 23/06 às 16 horas - Vamos pra rua por todas as lutas, por participação política e pela construção do Poder Popular.

4º jogo - Portugal X Gana - 26/06 às 13 horas - Pelos direitos das mulheres e da população LGBT, contra as opressões e contra o fundamentalismo.

5º jogo - Oitavas de Final - 30/06 às 13 horas - Pelo direito à Cidade e pela Tarifa Zero.

6º jogo - Quartas de Final - 05/07 às 13 horas - Vamos pra rua pela Reforma Agrária e Urbana, por moradia e contra as remoções.

7º jogo - Disputa de Terceiro Lugar - 12/07 às 17 horas - Vamos pra rua pela democratização dos meios de comunicação e contra a criminalização dos movimentos sociais.


Clipagem das matérias que citam a atividade

Confira aqui a clipagem preliminar das matérias publicadas pela grande imprensa que citam o ato.