Sindicato Nacional dos Servidores Federais
da Educação Básica, Profissional e Tecnológica


Representante dos docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Filiação:



Você está aqui: Início Notícias
A quem serve o Pronatec?
Publicado por Monalisa Resende - Seg, 02 jun. 2014 16:38

alt

O Pronatec é um programa elaborado dentro dos gabinetes, sem diálogo com a comunidade acadêmica e os movimentos sociais da educação, e desconsidera suas demandas e bandeiras, entre elas, e uma das mais importantes: dinheiro público para a escola pública. O SINASEFE já publicou diversos materiais com seu posicionamento contrário ao desvio de dinheiro público para a iniciativa privada, um dos absurdos patrocinados pelo Pronatec, dentre eles nossa Carta de Repúdio aprovada na 121ª PLENA.

Nesta segunda-feira (02) o jornal Folha de São Paulo publicou matéria destacando os malabarismos do governo com as propagandas da quantidade de estudantes matriculados e formados pelo programa. Segundo o texto a presidenta Dilma afirma que cerca de 6,9 milhões de alunos já teriam se formado, quando este número seria de matriculados. Confira o texto completo: Curso técnico federal tem desistência de 1 milhão de alunos.

Também destacando as contradições do programa governamental, o blog Mobiliza IFG, dos trabalhadores em greve no instituto, publicou uma importante contribuição para os debates sobre o Pronatec. "Segundo dados do próprio Sistec/MEC, a oferta de cursos no âmbito da "Bolsa Formação" do Pronatec está assim distribuída: 80% ofertada pelo "Sistema S", 15% pela Rede Federal de EPT e 5% pelos Estados/DF. Até esse momento, o "Sistema S", tem ficado com a maior parcela dos recursos", destaca uma parte do texto, assinado pelo Movimento de Valorização e Articulação dos Trabalhadores em Educação do MEC (Movate). Leia o texto na íntegra.

alt

Última atualização em Ter, 03 jun. 2014 02:27