Sindicato Nacional dos Servidores Federais
da Educação Básica, Profissional e Tecnológica


Representante dos docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Filiação:



Você está aqui: Início Notícias
É amanhã: Todos ao 15M contra as injustiças da Copa
Publicado por Mário Júnior - Qua, 14 maio 2014 18:46
Faltam 30 dias para a abertura da Copa do Mundo e o país já está tomado por uma onda de greves que questionam os gastos com o megaevento. São os rodoviários do Rio de Janeiro, os profissionais em Educação de São Paulo que levaram cinco mil para as ruas da capital na tarde de ontem (13/05), os funcionários públicos federais que questionam os benefícios e isenções à Fifa e empresas, com diversas categorias já paralisadas - como o SINASEFE NACIONAL e a Fasubra - ou começando suas paralisações nos próximos dias.

No Brasil dos R$ 34 bilhões gastos com a Copa do Mundo, os trabalhadores amargam baixos salários, e têm direitos como saúde, educação, transporte e moradia negados. Contra esses desmandos, entidades dos movimentos popular, sindical e estudantil somarão forças nesta quinta-feira (15/05), para tomar as ruas de quase 50 cidades pelo país contra as injustiças e violações causadas pela Copa do Mundo.

Originalmente marcado como dia mundial contra as remoções da Copa, o 15M (15 de maio) está sendo impulsionado por várias articulações nacionais: os Comitês Populares da Copa, o Encontro Nacional do Espaço Unidade e Ação, coletivos nacionais, regionais e movimentos sociais. As manifestações estão sendo organizadas nacional e localmente, com a participação da CSP-Conlutas, e o SINASEFE NACIONAL também se integra à essa luta e traz o 15M para o seu calendário de eventos.

Entre as cidades que terão atos públicos estão Salvador-BASão Paulo-SP, Fortaleza-CE, Brasília-DF, Belo Horizonte-MG, Porto Alegre-RS, Rio de Janeiro-RJ e Vitória-ES. Muitas dessas manifestações serão em unidade com os trabalhadores em greve e a maior parte dos atos convocados pelo Comitê Popular da Copa estão previstos para acontecer na parte da tarde, a partir das 16 horas. O ato também será realizado em algumas cidades fora do Brasil, como Santiago no Chile e Berlim, na Alemanha.


Manifestos e panfletos


O movimento 15M, em escala nacional, tem lançado diversos manifestos e panfletos. Confira alguns abaixo:

  1. Manifesto 15M da base do Distrito Federal - Copa sem povo: tô na rua de novo!
  2. Manifesto Na Copa Vai Ter Luta! (assinado pelo SINASEFE)
  3. Manifesto da Anel
  4. Manifesto do Comitê Popular da Copa de São Paulo
  5. Panfleto do Comitê Popular da Copa do Distrito Federal (reproduzido pelo SINASEFE para distribuição no ato de amanhã, às 17 horas, na rodoviária do Plano Piloto)

Com informações da CSP-Conlutas

Última atualização em Qui, 15 maio 2014 15:01