Sindicato Nacional dos Servidores Federais
da Educação Básica, Profissional e Tecnológica


Representante dos docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Filiação:



Você está aqui:
Curso reune sindicatos de todo Brasil para discutir comunicação

Sinasefe paltarticipa do 18° Curso do Núcleo de Comunicação Piratininga entre os dias 21 a 25 de novembro, no Rio de Janeiro. O curso busca fortalecer a comunicação social através de debates, promovendo e fomentando a forma como a informação jornalística é tratada nas entidades sindicais. 

                     

A abertura do evento foi iniciada com apresentações culturais do estado, como o Bonde da Cultura, grupo que promove a luta sindical e a educação para a comunidade com menos condições financeiras. Em seguida a palestra sobre Mídia: teoria e prática na América Latina com Denis de Moraes (UFF) que trouxe sua dissertação sobre a mídia influenciada e monopolizada que encontra-se o Brasil.

O professor Denis apresentou todas as facetas dos veículos de jornalismo que politizam e omitem informações motivadas pela política e interesses distorcidos. Também fez comparações com outros países da América Latina a observar a liberdade de expressão furtada pelo monopólio midiático, com isso, estimulou a comunicação alternativa/ comunitária. Ele expôs as dificuldades para ir contra o fluxo de organizações capitalistas de comunicação.

Sugeriu ainda que os cachês milionários pagos aos artistas pelas empresas estatais fossem revertidos para o investimento de planos de comunicação sindicais e comunitárias, o que tornaria viável via reformulação das leis de comunicação e radiodifusão.

O Sinasefe fazendo parte da fatia de entidades trabalha em prol da comunicação democrática, estimula a liberdade de imprensa combatendo o discurso influente da capitalização midiática através da união das entidades sindicais.

Os palestrantes Vera Malaguti batista (Instituto de Criminologia), Débora Silva (Mães de Maio/SP) e José Claudio Alves (UFRRJ), compuseram a mesa pelo período da noite do Curso NPC, dialogando sobre “A Mídia e a Criminalização da Pobreza”. Teorias sobre a influencia da mídia de grandes empresas de comunicação foi apontada pela palestrante Vera como “criminalizante de trabalhadores”.

A militante Débora e José Cláudio explanam sobre a realidade do crime e da pobreza que a produção de conteúdos informativos de jornalismo caracterizam, para continuar o capitalismo através da miséria.

O curso reúne jornalistas, profissionais de comunicação e interessados de diversas entidades sindicais do país até domingo (25) para discutirem além de palestras, participarem de experiências e oficinas.