Sindicato Nacional dos Servidores Federais
da Educação Básica, Profissional e Tecnológica


Representante dos docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Filiação:



Você está aqui:
SINASEFE participa de audiência pública sobre a regulamentação da profissão de intérprete de Libras
Publicado por Mário Júnior - Ter, 11 dez. 2018 16:24

Na tarde desta segunda-feira (10/12) a Comissão da Pessoa com Deficiência da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro-RJ realizou uma audiência pública no Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines) para tratar da regulamentação da profissão de intérprete de Libras. O SINASEFE se fez presente à mesa desta audiência, representado pelo secretário da Pasta de Combate às Opressões Felipe Oliver.

A proposta da audiência foi implementar uma regulamentação municipal promovendo uma maior qualificação do tradutor, guia-intérprete e intérprete de Libras com a maior urgência, programas de formação continuada para os profissionais já formados e para aqueles que já estão em efetivo exercício. A profissão do tradutor e intérprete de Libras, nos termos em que está regulamentada, causa desvalorização e insegurança na atuação do profissional. Por isso, a necessidade de se discutir essa regulamentação.

As demandas de atuação do tradutor, guia-intérprete e intérprete de Libras vêm crescendo significativamente devido à inclusão social de surdos em diferentes contextos sociais. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 9,7 milhões de pessoas têm deficiência auditiva. Desses, 2.147.366 apresentam deficiência auditiva severa, situação em que há uma perda entre 70 e 90 decibéis. Cerca de um milhão são jovens até 19 anos.

A audiência foi conduzida pela vereadora Luciana Novaes (PT), presidente da Comissão, e contou com a participação dos vereadores Professor Adalmir (PSDB) e Doutor Carlos Eduardo (SD), que também integram a Comissão da Pessoa com Deficiência.

Marta Duarte, diretora do Depa do Ines; Ulrich Palhares, representante da Feneis-RJ; Felipe Oliver, servidor do Ines e diretor do SINASEFE; Laura Jane e Lenildo Lima, servidores do Ines; Luciana Direito, Promotora do Ministério Público do Rio de Janeiro; e Renato Silva e Fernando Lapoente, da Procuradoria Regional do Trabalho da 1ª Região do Rio de Janeiro também compuseram a mesa da audiência.


Ao vivo

Confira aqui nossa peça de cobertura ao vivo que publicamos ontem (10/12) em nossas redes sociais durante a realização da audiência.

Assista aqui o vídeo integral da audiência, disponível na fanpage da vereadora Luciana Novaes.