Sindicato Nacional dos Servidores Federais
da Educação Básica, Profissional e Tecnológica


Representante dos docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Filiação:



Você está aqui:
17/05: Dia Internacional de Luta Contra a Homofobia
Publicado por Mário Júnior - Qui, 17 maio 2018 13:16
Nesta quinta-feira (17/05) celebramos o Dia Internacional de Luta Contra a Homofobia. O SINASEFE aproveita esta oportunidade para manifestar sua irrestrita posição contra toda forma de opressão e preconceito, defendendo a construção de uma sociedade que além de justa, igualitária e fraterna, tenha por princípio o respeito à diversidade.
Não é por acaso que os combates à LGBTfobia, ao machismo, à misoginia e ao racismo são pautas tão caras ao SINASEFE e que a cada período ganham mais destaque, dada suas relevâncias. Até 2017 elas eram discutidas no Grupo de Trabalho Identidade de Gênero e Orientação Sexual, Raça, Etnia e Trabalho Infantil. Agora, a partir de maio de 2018, elas serão tratadas também de maneira institucional e mais constantemente pela Direção Nacional (DN), nas coordenações de Políticas para Mulheres e de Combate às Opressões.
Não é uma opção ficar em silêncio num dos países onde mais se mata gays, lésbicas, travestis e transexuais. É necessário se levantar contra essa barbárie, ir à luta e dar visibilidade a todas as datas que visem pautar a necessidade do combate à LGBTfobia. E a luta contra a LGBTfobia, para o SINASEFE, sempre foi mais que um compêndio de palavras de ordem: ela é construída diuturnamente em nosso sindicato, com nossas ações.
Que sigamos na construção de uma sociedade onde "sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres".

Sobre o 17 de maio
O Dia Internacional de Luta Contra a Homofobia é celebrado anualmente em 17 de maio. Também conhecido como Dia Internacional de Luta Contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia e chamado internacionalmente de International Day Against Homophobia, esta data visa conscientizar a população em geral sobre a luta contra a discriminação dos homossexuais, transexuais e transgêneros.
A data de 17 de maio foi escolhida pelo fato de ser o dia em que o termo homossexualismo passou a ser desconsiderado e a homossexualidade foi excluída da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1990.
No Brasil, está incluída no calendário oficial do país desde 2010.