Sindicato Nacional dos Servidores Federais
da Educação Básica, Profissional e Tecnológica


Representante dos docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Filiação:



Você está aqui:
Nota do Fórum Sindical do IF Baiano: em defesa do IF Baiano e da democracia
Publicado por Mário Júnior - Ter, 10 abr. 2018 16:11
Mais uma vez a democracia interna do IF Baiano é desrespeitada. Assim como em 2014, quando a comunidade acadêmica teve que lutar para o Ministério da Educação (MEC) dar posse ao reitor eleito (relembre o caso em nossos Boletins 543, 544, 545 e 546), um pleito termina e o vencedor não é empossado.
Mais grave que isso é que o MEC nomeou, como Reitor Pro Tempore, o terceiro colocado da eleição, que era o atual reitor do IF Baiano e teve, nas urnas, uma rejeição de 89% da comunidade.
Confira abaixo a Nota Oficial elabora no último domingo (08/04) pelo Fórum Sindical do IF Baiano - composto pelas seções sindicais Catu-BA, Guanambi-BA e IF Baiano-BA - após a reunião com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC da última sexta-feira (06/04).

Nota do Fórum Sindical do IF Baiano: em defesa do IF Baiano e da democracia
Atravessamos uma conjuntura muito difícil, em que o aprofundamento de uma agenda neoliberal tem levado a uma drástica retirada de direitos, desmonte e extinção dos serviços públicos e ameaçado a democracia. Já sentimos o reflexo da Emenda Constitucional 95, que congela os investimentos em educação, causando a demissão de terceirizados, cortes no orçamento destinado ao ensino, pesquisa, extensão e política de auxílio estudantil, além da Reforma do Ensino Médio e seus desdobramentos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Nesse momento, os ataques se dirigem mais especificamente à Rede Federal de Educação, se materializando na proposta de "redimensionamento" dos Institutos Federais na Bahia e em outros estados da federação. Diante disso, o Fórum Sindical do IF Baiano, espaço de debates e articulações, que promove a unidade entre as seções sindicais Catu-BA, Guanambi-BA e IF Baiano-BA, chama toda a comunidade para defender o Instituto Federal Baiano, a Rede Federal de Educação e os serviços públicos.
O IF Baiano tem sido alvo recente das maldades do governo federal, por meio de seu preposto ilegítimo, o Reitor Pro Tempore Geovane Nascimento. Se não bastassem os quatro anos da sua gestão marcada pelo autoritarismo, posturas antidemocráticas e práticas assediosas, assume a política de sucateamento da Rede Federal de Educação, imbuído de um sentimento de revanchismo, atacando implacavelmente nossa categoria. Enquanto o MEC não dá posse ao reitor eleito sob justificativas obscuras e pouco convincentes, o Reitor Pro Tempore Geovane revoga a regulamentação da flexibilização da jornada de trabalho dos técnico-administrativos, promete precarizar ainda mais a atividade docente com a ampliação da carga horária em sala de aula, além de exonerar por telefone o diretor geral do campus Itapetinga-BA - diretor este que foi aprovado por 98% da comunidade, em consulta democrática.
E ainda mais grave: trabalha nos bastidores junto ao MEC no projeto de "redimensionamento" da Rede Federal de Educação na Bahia, sem nenhuma transparência ou diálogo com a comunidade. A nomeação de um Reitor Pro Tempore, na prática, significa uma intervenção do governo Temer no rumo da gestão do IF Baiano que não podemos aceitar.
O momento exige a unidade e a nossa capacidade de organização em defesa dos nossos direitos, mas, sobretudo, em defesa de um projeto de educação pública, gratuita e de boa qualidade que ainda não se efetivou em nosso IF. Dessa forma, orientamos à comunidade do IF Baiano que o dia 11 de abril seja um Dia de Mobilização e Resistência em defesa da Rede Federal de Educação e da democracia.
  • Em defesa da democracia: Fora Temer! Fora Geovane!
  • Não ao "redimensionamento" dos Institutos Federais!
  • 30 horas para os TAEs, já!
  • Contra a precarização da atividade docente!
  • Contra a criminalização dos movimentos sociais!
  • Contra as prisões por razões políticas!
Download
Baixe aqui esta Nota Oficial do Fórum Sindical do IF Baiano em formato PDF.

Links relacionados