Sindicato Nacional dos Servidores Federais
da Educação Básica, Profissional e Tecnológica


Representante dos docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Filiação:



Você está aqui:
144ª PLENA: 31º Congresso, calendário e Frente em Prol do RSC são os destaques do segundo dia
Publicado por Mário Júnior - Dom, 18 set. 2016 21:21

Nosso Sindicato Nacional encerrou hoje sua 144ª Plenária Nacional, que teve atividades neste final de semana (17 e 18/09) no San Marco Hotel, em Brasília-DF. O fórum debateu como destaques neste segundo dia o adiamento para março/abril de 2017 do 31º CONSINASEFE; a agenda de atividades e os Encontros Regionais; e o lançamento da Frente em Prol do RSC Para Todos.


Manhã

Os trabalhos da 144ª PLENA foram abertos às 8h15min com a leitura e aprovação dos encaminhamentos do último GT Carreira (realizado em 30/06 e 01/07). A pauta foi conduzida pelos membros da Comissão Nacional Docente (CND) Ariovan Martins (professor da EPCAR), Elenira Vilela (professora do IFSC) e Hugo Brandão (professor do IFAL).

Em seguida tivemos o lançamento da Frente em Prol do RSC Para Todos, promovido por membros da Direção Nacional (DN) e das bases presentes na PLENA. A Frente nasceu com a assinatura de 80 servidores em abaixo-assinado e lutará pelo Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) para todos os trabalhadores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica que pleiteiam este direito - professores doutores que defendem o RSC de nível IV, técnico-administrativos e servidores aposentados (docentes e técnicos).

No ponto do 31º CONSINASEFE, houve o seu adiamento para o período de março/abril de 2017, passando as discussões sobre o seu caráter (que deverá ser estatuinte, ou seja, que promoverá alterações em nosso Estatuto), sede, temário e prazos para envios de teses às próximas Plenárias Nacionais.

Os Encontros Regionais do SINASEFE também foram debatidos pela manhã deste domingo. As regiões norte e centro-oeste apresentarão seus calendários até a próxima PLENA. A região sudeste realizará o seu evento nos dias 8 e 9 de outubro, em Belo Horizonte-MG. A região sul realizará o seu encontro no mês de outubro (em data a confirmar), em Pelotas-RS. E a região nordeste terá sua atividade em Maceió-AL, nos dias 12 e 13 de novembro.

Quanto ao Plano de Execução Financeira da DN, o documento apresentado foi considerado insuficiente e sem divulgação prévia, por isso se concluiu que um material mais completo seja produzido e enviado com antecedência às bases do SINASEFE, para discussão pelas Seções e deliberação na próxima PLENA.

A manhã de atividades foi encerrada às 13h30min, após a aprovação de uma comissão de ética para investigação de denúncia de assédio moral de uma diretora contra um funcionário do nosso Sindicato.


Tarde e noite

Às 15h20min as atividades da Plenária foram retomadas com a eleição dos membros da comissão de ética aprovada antes do intervalo para o almoço dos participantes do fórum. A comissão eleita para apurar a denúncia será composta por Alan Félix (IF Baiano), Élcio Moura (IFSP), Estelamaris Borges (IFMG), José Eurico (IFAM), Márcia Raquel (IFPI) e Simone Silva (IF Sul).

Já a Comissão de Apuração Prévia, eleita no 30º CONSINASEFE, receberá uma denúncia da base do IFPE contra a diretoria da Seção Sindical por abuso de poder dos dirigentes locais.

Como informes, tivemos duas recomposições. Cleide Aparecida da Silva será a nova tesoureira titular da DN, com Micilândia Pereira de Sousa retornando à condição de suplência na diretoria (confira aqui a nova nominata). E Maysa Eichner da Silva Bazana ocupará a vaga na CSP-Conlutas que pertencia (por indicação da 142ª PLENA) à Aline Lima.

A reta final do fórum aprovou os encaminhamentos do 13º Encontro Nacional de Assuntos de Aposentadoria e Seguridade Social (ENAASS), realizado de 29 a 31 de julho, em Salvador-BA, e dos nossos Grupos de Trabalho (GTs) de Políticas Educacionais e Culturais e de Identidade de Gênero e Orientação Sexual, Raça, Etnia e Trabalho Infantil, que aconteceram nos dias 15 e 16 de setembro, em Brasília-DF.

A 144ª PLENA foi encerrada às 19 horas, após a aprovação de quatro moções de repúdio e de uma denúncia da base do IF Sul-RS.


Encaminhamentos

Os encaminhamentos com todas as proposições e moções aprovadas e a ata do fórum serão, a partir de agora, sistematizados pela diretoria do nosso Sindicato e, assim que estiverem finalizados, os divulgaremos aqui em nosso site.

Cobertura

A transmissão ao vivo da Plenária em vídeo não foi disponibilizada neste fórum, mas o evento foi gravado e este segundo dia de atividades está em nosso canal do YouTube.

Assista aqui o vídeo com a íntegra dos debates.

Confira abaixo as peças da cobertura ao vivo em nossas redes sociais:

Conteúdo relacionado