Sindicato Nacional dos Servidores Federais
da Educação Básica, Profissional e Tecnológica


Representante dos docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Filiação:



Você está aqui:
143ª PLENA: não ao machismo, fora Temer e PEC 241 marcaram o fórum
Publicado por Mário Júnior - Seg, 11 jul. 2016 16:18

Foi realizada em Brasília-DF, nos dias 2 e 3 de julho, a segunda PLENA conduzida pela gestão 2016-2018 da Direção Nacional (DN) do SINASEFE. A 143ª edição do fórum aconteceu no Hotel Cullinan Hplus Premium - sendo precedida pelos debates do GT Carreira, realizado também na capital federal nos dois dias que antecederam a Plenária (30/06 e 01/07).


Credenciados e destaques

50 Seções Sindicais estiveram representadas na Plenária (um número bastante expressivo!), que contou com 80 delegados e 34 observadores credenciados. Entre os destaques do fórum estiveram o debate de conjuntura - que deliberou sobre nossas posições contra o governo golpista de Temer e contra a PEC 241/2016; a mesa sobre gênero e opressões; a situação financeira do SINASEFE; e as considerações da Comissão Nacional de Supervisão (CNS) e da Comissão Nacional Docente (CND) sobre o GT Carreira.

Também é válido destacar que essa foi a nossa segunda Plenária Nacional com disponibilização de serviço de creche para os pais e as mães das nossas bases que vieram ao fórum e optaram por ficar perto dos seus filhos e filhas - seguindo a recomendação do 30º CONSINASEFE.


Ata, encaminhamentos e moções

Confira logo abaixo os documentos com o conteúdo detalhado dos debates da Plenária:

Primeiro dia

A Plenária Nacional começou suas atividades por volta das 10h30min de sábado (02/07), com a exposição da pauta pelos coordenadores gerais do nosso Sindicato - Cátia Farago, Fabiano Faria e Williamis Vieira.

Para não atrasar ainda mais as atividades, a aprovação da pauta - que demandaria algum tempo - foi postergada e a primeira mesa prevista na programação inicial, sobre gênero e opressões, teve início.

O espaço, que debateu as opressões - com foco no machismo - no ambiente sindical e a necessidade do empoderamento das mulheres nas entidades de classe, teve como expositoras à mesa cinco mulheres: Cátia Farago (DN do SINASEFE), Juliana Sampaio (Coletiva Maria Bonita), Marcela Azevedo (Movimento Mulheres em Luta), Maria do Socorro (Sinasefe Natal-RN) e Paula Terezinha (DN do SINASEFE). A mesa (com abertura, intervenções dos participantes e considerações finais) durou até às 17 horas - com intervalo de uma hora para almoço.

Após ela tivemos os informes do credenciamento - que já divulgamos acima - e a aprovação da pauta, que precisou ser reconstruída devido ao adiantar da hora. Os informes da DN foram passados rapidamente e os informes das Seções foram entregues por escrito para constar na ata da 143ª PLENA.

Veio, então, o ponto sobre conjuntura política, último do dia, que foi dividido em dois momentos: no primeiro, a professora do IFSC Elenira Vilela abordou as ameaças contidas na PEC 241/2016. Logo depois, os também professores Adriano Zao (Ines-RJ) e David Moreno (IFCE) se debruçaram sobre o cenário político nacional e internacional.

A partir desses debates, que também foram estendidos às falas dos delegados e observadores, saíram as deliberações de maior impacto do fórum, sendo algumas delas:

  1. O SINASEFE é contra o governo Temer;
  2. O SINASEFE considera o governo Temer como ilegítimo e golpista;
  3. O SINASEFE manterá com o Estado Brasileiro o devido diálogo para o andamento de processos negociais em defesa dos interesses da categoria, independente da Presidência da República estar ocupada por Dilma, Temer ou quaisquer outros nomes;
  4. O SINASEFE chamará centrais sindicais, entidades de classe, movimentos estudantis e populares à construção de uma Greve Geral contra o governo Temer - confira aqui a Carta Aberta aprovada pela Plenária.

Segundo dia

O segundo dia da 143ª PLENA teve início com a discussão sobre a situação financeira do SINASEFE, que passa por um momento que merece atenção das bases e da DN do Sindicato. A pauta iniciou com a apresentação da Comissão de Racionalização de Gastos formada pela DN, que expôs um documento com algumas sugestões para diminuição dos custos mensais da entidade.

Assim como a mesa sobre gênero e opressões, a pauta estendeu-se para além do período matutino, sendo finalizada após o intervalo de almoço. A DN 2016-2018 deverá reunir-se novamente (pela terceira vez desde sua posse), para definição de um organograma financeiro e apresentação do mesmo numa nova PLENA. Um levantamento dos gastos de cada coordenador geral também foi pedido pelo plenário - o qual divulgamos no tópico referente aos arquivos desta notícia (ver abaixo).

Em meio ao ponto das finanças, o servidor do campus Uruçuca-BA do IF Baiano Marcos Mendonça Lemos fez uma grave denúncia contra o reitor Geovane Barbosa, que estaria perseguindo o trabalhador e buscando demiti-lo por meio de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) fundamentado em informações falsas - visando caracterizar o servidor como sócio de uma empresa e com vínculo empregatício noutro estabelecimento de ensino. Toda solidariedade ao servidor vinda da nossa base é bem-vinda e pode ser manifestada com a assinatura de uma petição pública criada no site avaaz.org: clique aqui para registrar sua assinatura.

O SINASEFE colocou de modo imediato nossa Assessoria Jurídica Nacional (AJN) à disposição do sindicalizado. Uma nota de repúdio à perseguição e tentativa de demissão também foi aprovada.

Na pauta seguinte, a Comissão de Apuração Prévia solicitou que sua apresentação fosse reagendada para a 144ª PLENA, tendo em vista o avanço da hora. A Comissão recebeu, ainda, autorização da PLENA para ter acesso aos vídeos das câmeras de segurança do local onde foi realizado o 10º Encontro dos Servidores Civis das Instituições Militares de Ensino (Escime), já que precisará dos mesmos para averiguar uma das três denúncias que possui no momento.

O GT Carreira, que voltou a ser realizado depois de 22 meses antecedendo a 143ª PLENA, levou à apreciação do Plenário os seus relatórios, que foram apresentados por membros da CND e CNS. Além desses documentos das duas comissões, frutos dos debates que precederam a PLENA, os encaminhamentos do 10º Escime e questões relativas aos servidores dos Ex-Territórios foram apresentadas, enriquecidas e aprovadas pelos delegados.

E, por fim, vieram as aprovações das moções remetidas ao fórum e a finalização do mesmo, que se deu pontualmente às 18h50min do domingo (03/07).

Fotos

Confira os álbuns de fotos da 143ª PLENA e dos eventos relacionados ao fórum:

Documentos

  • Mesa sobre gênero e opressões
  1. A opressão da mulher na sociedade capitalista - apresentação de Marcela Azevedo
  2. Gênero e Opressão - apresentação de Juliana Sampaio
  3. Precisamos falar sobre a Cultura do Estupro - apresentação de Juliana Sampaio
  4. Texto de Juliana Sampaio para a mesa sobre gênero e opressões da 143ª PLENA
  • Mesa sobre conjuntura
  1. Unir os trabalhadores, a juventude e o povo pobre na luta pelos nossos direitos - Carta Aberta do SINASEFE
  • Finanças do SINASEFE
  1. Proposta de medidas de racionalização de custos
  2. Levantamento de despesas (passagens e hospedagens) da coordenadora geral Cátia Farago
  3. Levantamento de despesas (passagens e hospedagens) da cuidadora Kelly Pereira
  4. Levantamento de despesas (passagens e hospedagens) do coordenador geral Fabiano Faria
  5. Levantamento de despesas (passagens e hospedagens) do coordenador geral Williamis Vieira
  6. Levantamento de despesas (diárias, translados e serviços) dos três coordenadores gerais do SINASEFE
  • GT Carreira
  1. Demandas e pautas dos docentes
  2. Documentos da CND
  3. Demandas e pautas dos técnico-administrativos
  4. Documentos da CNS
  • Moções
  1. Moção de Repúdio ao Reitor da UFF e ao despejo do Sintuff de sua sede

Vídeos

Relembre os debates desta Plenária Nacional consultando os arquivos do nosso canal de vídeos:

Cobertura ao vivo

  • 02/07/2016 (sábado)
  1. Início em instantes
  2. Credenciamento
  3. Abertura
  4. Como acompanhar ao vivo
  5. Mesa sobre gênero e opressões
  6. Intervalo para almoço
  7. Reinício em instantes
  8. Retomada dos debates
  9. Debate sobre gênero e opressões
  10. Encerramento da mesa sobre gênero e opressões
  11. Informes do credenciamento
  12. Aprovação da pauta 1
  13. Palestra sobre a PEC 241/2016
  14. Aprovação da pauta 2
  15. Informes da DN
  16. Mesa sobre conjuntura
  17. Debate sobre conjuntura
  18. Encerramento da mesa sobre conjuntura
  19. Encaminhamentos sobre conjuntura 1
  20. Encaminhamentos sobre conjuntura 2
  21. Encerramento do primeiro dia
  • 03/07/2016 (domingo)
  1. Início em instantes
  2. Reabertura
  3. Finanças do SINASEFE
  4. Debate sobre finanças do SINASEFE
  5. Intervalo para almoço
  6. Reinício em instantes
  7. Comissão de Apuração Prévia 1
  8. Encaminhamentos sobre finanças do SINASEFE
  9. Comissão de Apuração Prévia 2
  10. GT Carreira
  11. GT Carreira e moções
  12. Encerramento da 143ª PLENA

Conteúdo relacionado

*Matéria atualizada às 7 horas de 03/08/2016 com adição dos links para ata, encaminhamentos e moções da 143ª PLENA