Sindicato Nacional dos Servidores Federais
da Educação Básica, Profissional e Tecnológica


Representante dos docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Filiação:



Você está aqui:
SINASEFE realiza primeiro GT Carreira em 2016
Publicado por Ascom Sinasefe - Ter, 05 jul. 2016 12:41

Implementação da Racionalização do PCCTAE, fortalecimento da Comissão Nacional Docente (CND) e a luta contra a PEC 241/2016 (que por congelar gastos com Saúde e Educação por 20 anos paralisa avanços nas carreiras) estão entre os temas discutidos pelo GT Carreira do SINASEFE. Realizado nos dias 30/06 e 01/07, o encontro teve a participação de cerca de 80 sindicalizados de diversas regiões. Durante dois dias na capital federal, os trabalhadores debateram propostas, para as carreiras dos técnico-administrativos e dos docentes, que foram apreciadas durante a 143ª Plena, realizada logo em seguida.


Técnico-administrativos em Educação (TAE)

A respeito da carreira dos técnico-administrativos, itens como Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) para os TAE, aperfeiçoamento da carreira, as instituições militares de ensino e a racionalização dos cargos foram abordados. Na programação da atividade, o primeiro dia (quinta-feira, 30/06) foi destinado para o debate do segmento TAE.

Confira o relato elaborado pela Comissão Nacional de Supervisão (CNS) e os encaminhamentos aprovados pelo GT (importante verificar que a 143ª Plenária debateu os encaminhamentos, portanto podem existir alterações).


Docentes

Além da organização e dinâmica da Comissão Nacional Docente (CND), com nova composição definida 142ª Plena, os participantes debateram a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241/2016. Ao congelar gastos com saúde e educação por 20 anos, a medida impede quaisquer avanços na carreira e, portanto, teve destaque na programação do segundo dia (sexta-feira, 01/07). O PL 4251/2015, que faz alterações na carreira e tabelas salariais e a Portaria nº 17 da SETEC/MEC, possivelmente ilegal, sobre a atividade docente também foram discutidos pelo Grupo de Trabalho.

Confira o relato elaborado pela Comissão Nacional Docente (CND) e os encaminhamentos aprovados pelo GT (importante verificar que a 143ª Plenária debateu os encaminhamentos, portanto podem existir alterações).


Participação

Diversos sindicalizados destacaram, ao longo da atividade, a importância de participação, tanto de técnico-administrativos quanto de docentes, em ambos os debates, o que possibilitaria a apropriação do tema carreira de maneira completa.


Relacionados

*Matéria editada às 14h19min de 28/09/2016 com adição dos links dos videos no tópico do conteúdo relacionado