Sindicato Nacional dos Servidores Federais
da Educação Básica, Profissional e Tecnológica


Representante dos docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Filiação:



Você está aqui:
30º CONSINASEFE: posse da nova diretoria foi realizada no último dia do fórum
Publicado por Mário Júnior - Seg, 21 mar. 2016 23:52
alt
Após quatro dias de atividades no hotel Royal Tulip Alvorada, em Brasília-DF, o 30º CONSINASEFE chegou ao seu término. O último dia dos trabalhos contou com as divulgações dos resultados das eleições do domingo (20/03) para a Direção Nacional (DN) e o Conselho Fiscal; com as convenções das cinco chapas e as definições dos seus respectivos cargos na DN; com a eleição da Comissão de Apuração Prévia; e com a posse da nova Diretoria Executiva do SINASEFE, que ficará à frente do Sindicato no biênio 2016-2018.

CONVENÇÃO DAS CHAPAS
As primeiras atividades desta segunda-feira (21/03) foram as convenções dos seis coletivos e das cinco chapas que disputaram a eleição para a DN. Nestes espaços, cada grupo teve seu próprio método de indicação dos membros à composição da diretoria do SINASEFE.

ESCOLHA DOS CARGOS
Paralelamente às convenções e também pela manhã, representantes das chapas se reuniram com a Comissão Eleitoral para escolher - mediante regramento previsto no Código Eleitoral - os cargos que cada grupo ocupará na DN do biênio 2016-2018.

PLENÁRIA FINAL
A plenária final começou suas atividades no período vespertino, já após o almoço dos participantes do Congresso.
Sua primeira atividade foi eleger os membros titulares e suplentes da Comissão de Apuração Prévia. Após isso, a Comissão Eleitoral assumiu a mesa diretora e deu posse oficial aos eleitos no pleito de domingo.

POSSE DOS ELEITOS
Foram empossados, diante do plenário, a nova DN e o novo Conselho Fiscal, que ficarão à frente do SINASEFE nos próximos dois anos. A posse foi, ainda, orientada por nossa Assessoria Jurídica Nacional (AJN), que esteve presente no fórum para auxiliar a Comissão Eleitoral - sobretudo na confecção da ata de posse.
alt
A partir daquele momento, a mesa já foi assumida pela nova diretoria, que conduziu os últimos atos do Congresso.

TESES
Assim como nos últimos CONSINASEFES (28º e 29º), as teses apresentadas não foram todas ao plenário para votação e o Congresso findou suas atividades com a programação inconclusa.
O fato gerou revolta de algumas bases e mobilizou o plenário a fazer duras críticas, principalmente aos atrasos neste e em outros eventos do SINASEFE, que acabam por inviabilizar o andamento da programação inicialmente prevista.
Devido à ausência de quórum regimental para votações e ao adiantar da hora, o Congresso teve que ser encerrado subitamente, com uma indicação - porém sem deliberação - de debate e votação das teses em uma Plenária Nacional.

RESPEITO ÀS BASES
A diretoria do SINASEFE entende e respeita todas as manifestações que vieram das bases naquele momento, entendendo que o espírito delas foi sempre o de nos levar a uma reflexão daquilo que precisamos melhorar em nossa entidade. Com as críticas já assimiladas, fica o nosso compromisso de construir um SINASEFE melhor e de superar esse tipo de falha.

MAIOR DA HISTÓRIA
O 30º CONSINASEFE foi o maior fórum dos nossos 27 anos, demonstrando que nossas bases seguem atuantes e presentes no cotidiano do nosso Sindicato Nacional. Ao todo, tivemos 513 delegados credenciados - contra 415 do 28º CONSINASEFE e 384 do 29º CONSINASEFE. 80 sindicalizados se inscreveram como observadores e 69 Seções Sindicais estiveram representadas no Congresso.

CONSINASEFE HOJE
COBERTURA
O 30º CONSINASEFE foi transmitido em HD ao vivo no nosso canal do YouTube e teve seus eventos cobertos com publicações aqui em nosso site e em nossos perfis de redes sociais (Facebook, Evento Público, Google+, Instagram e Twitter), além de atualizações nos álbuns de fotos.

ARQUIVO
FOTOS
VÍDEOS