Sindicato Nacional dos Servidores Federais
da Educação Básica, Profissional e Tecnológica


Representante dos docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Filiação:



Você está aqui:
30º CONSINASEFE: debates do evento já se iniciaram
Publicado por Ascom Sinasefe - Sex, 18 mar. 2016 18:45

Durante a tarde desta sexta-feira (18/03) o SINASEFE deu início aos debates do 30º congresso da categoria. O 30º CONSINASEFE acontece no Royal Tulip Hotel, em Brasília-DF, até a próxima segunda-feira (21), elegendo a nova gestão do sindicato e refletindo coletivamente sobre uma alternativa para a classe trabalhadora.

A mesa de abertura do evento teve a participação da Coordenação Geral do SINASEFE, de representantes de entidades da Educação Federal (Andes e Fasubra), da CSP-Conlutas e de partidos políticos (PCB, PSOL e PSTU). Os representantes das entidades e partidos fizeram breves saudações aos participantes e abordaram, em especial, a importância de um congresso acontecendo exatamente no momento político em que o país se encontra.

Além de registrar seu agradecimento aos funcionários do sindicato, dirigentes, ex-dirigentes e trabalhadores das bases, a coordenadora geral Moema Carvalho fez um apelo pela não utilização das lutas das mulheres como discurso puramente panfletário durante o congresso. Em sua fala, a coordenadora Eugênia Martins destacou a necessidade de eleger uma diretoria que represente os anseios da categoria e que aos 29 anos o SINASEFE se mantenha firme e forte. Finalizando as intervenções da coordenação, Carlos Magno agradeceu pelos dois anos de muito aprendizado e diálogo, lembrou a importância de ter uma nova Direção permeada pela utopia de construir uma alternativa para a classe trabalhadora.

alt

Carlos Magno também relembrou a perda da militante e ex-diretora do SINASEFE Maria Aparecida, ocorrida na atual gestão, no último mês de novembro.

Outra homenagem feita durante a abertura foi a memória de Edy Wilson, falecido na última terça-feira (15/03). Militante pelos direitos das pessoas com deficiência, trabalhador do Colégio Pedro II e dirigente do SINDSCOPE-RJ, Edy era delegado do CONSINASEFE e estava de malas prontas para apresentar sua tese sobre acessibilidade aos congressistas (primeiro texto disponível no Caderno de Teses do 30º CONSINASEFE).

alt

Os trabalhos do congresso continuam até a próxima segunda-feira (21/03) e é possível acompanhar a cobertura do evento no Facebook, Instagram, Twitter e pela transmissão ao vivo no YouTube.