Sindicato Nacional dos Servidores Federais
da Educação Básica, Profissional e Tecnológica


Representante dos docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Filiação:



Você está aqui:
133ª PLENA: momento de ampliar e fortalecer a greve
Publicado por Monalisa Resende - Ter, 11 ago. 2015 11:28

Entre os dias 07 e 08 de agosto o SINASEFE realizou sua 133ª Plenária Nacional, em Brasília-DF. Este foi o primeiro fórum deliberativo realizado durante o movimento paredista, deflagrado em 13 de julho e que já atinge 189 unidades de ensino. Fortalecer a greve e apoiar a contraproposta de correção nos salários em 19,7%, elaborada pelo Fonasef, estão dentre as deliberações do evento, que teve a participação de 37 Seções Sindicais, 59 delegados e 58 observadores.

Informes

O item de informes, como já é tradição em momentos de greve, teve a participação do Andes-SN, da Fasubra e CSP Conlutas. No sindicato docente algumas novidades foram repassadas pelo diretor Amaury de Medeiros, como a adesão de novas universidades: Paraná, Juiz de Fora e Goiás. Enquanto a Fasubra, representada pelo diretor Rogério Marzola, destacou que 61 das suas 63 unidades estão paralisadas e a entidade vai realizar um Dia Nacional de Lutas em Defesa da Educação em 11/08, com atos pelo Brasil. A CSP-Conlutas, segundo informe do membro David Lobão, se empenha na construção da greve dos SPF, que alcança servidores da Fiocruz, Judiciário e diversos ministérios, além de reafirmar a importância da unidade do Fonasef. Além disso, Lobão destacou a reunião do espaço Unidade de Ação, realizada em São Paulo na última quinta-feira(30/07).

As Seções Sindicais e sindicatos presentes apresentaram seus informes traçando um panorama do movimento paredista nacional e sua dinâmica. Foram relatadas as atividades como panfletagens, aulas públicas, piquetes, debates, dentre outras que estão ocorrendo nestes 28 dias.

A Direção Nacional e o Comando Nacional de Greve (CNG) também detalharam as informações mais recentes sobre a greve, as negociações, as atividades em Brasília e visitas aos estados.

Greve

A Plenária aprovou diversas ações para fortalecer e ampliar o movimento paredista, como por exemplo o envio de mais representantes ao CNG por parte das Seções, a realização de rodada de assembleias nas bases que ainda não paralisaram e a construção de ato no dia 26/8 no Congresso para levar a pauta do SINASEFE. A convocação da 134ª PLENA para os dias 22 e 23 de agosto também é destaque dentre os encaminhamentos.

A 133ª PLENA também debateu e aprovou o Regimento Interno do Comando Nacional de Greve e o Fundo de Greve 2015. Clique aqui para fazer o download do novo regimento aprovado para o CNG.

Encaminhamentos

Confira a íntegra dos encaminhamentos aprovados pelos delegados na 133ª PLENA: clique aqui para fazer o download do documento.

Situações problemáticas em Alagoas e Sergipe

O fórum do SINASEFE pautou ainda problemas enfrentados pelas bases de Alagoas e Sergipe. No caso de Alagoas, desde 2014 existe uma dura perseguição da gestão aos trabalhadores mobilizados e que paralisam suas atividades naquele estado. A reabertura de um Processo Administrativo Disciplinar contra os servidores demonstrou a clara tentativa de intimidação do movimento grevista. Sobre este assunto foi aprovada uma moção de repúdio à gestão.

Em Sergipe, a situação diz respeito às divergências entre a atual gestão da Seção Sindical e a base, repercutindo inclusive no movimento paredista local. O debate deste tema se estendeu e a proposta aprovada foi a eleição de uma Comissão de Ética.

Confira ainda: cobertura da 133ª PLENA no Facebook e os vídeos da transmissão ao vivo no YouTube.

*Matéria editada às 18h40min de 11/08/2015 e às 16 horas de 12/08/2015.